terça-feira, 19 de abril de 2011

Sacolas Compostáveis x Oxibiodegradáveis x Recicladas

Qual a diferença das sacolas compostáveis, oxibio e recicladas?


A sacola biodegradável compostável é feita de amidos( milho, mandioca ou batata) ou do bagaço de cana-de-açucar. NÃO POLUEM e não deixam resquícios de toxidade, a sacola tem decomposição natural em 180 dias.
Importante: estas sacolas devem ter o selo informando que atende as normas da Associação Brasileira de Normas Tecnicas.

Sacola oxibiodegradável é de polímero de petróleo com aditivo D2W, que acelera a decomposição. O aditivo faz a sacola se separar em partes menores, mas o processo não ocorre de forma natual, ou seja ela é quimicamente degradada deixando resíduos no solo.


Sacola reciclada é feita com sobras da produção e de plástico reciclado oriundo da catação de licxo. Tem impurezas e resíduos tóxicos prejuduciais a o meio ambiente.


Fonte: Jornal Estado de Minas Terça-feira 19/04/11
Estado de Minas


Usar sacolas retornáveis é uma atitude cidadã, não precisamos de lei para usá-las. É uma questão de conscientização. Não usar sacolinhas plásticas, reutilizar embalagens, separar o lixo antes da coleta de lixo passar, reciclar. Ações simples do dia-a-dia podem melhorar o espaço onde vivemos.



4 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Estou te fazendo uma visita e adorei suas idéias... Quando puder me faça uma visita tb, se gostar, fique, ficarei muito feliz.

    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara, lá por casa usamos o ecoponto e reduzimos a utilizaçãode sacos plásticos (principalmente). Compramos sacolas reutilizáveis grandes para o supermercado. É pena que a sociedade se habituou a usa e joga fora, mas a consciência começa a voltar.
    Vim retribuir sua visita e já estou te seguindo.
    Abraço Renata

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a sacola é um problema ambiental sim, porém proibir não é a coisa correta a ser feita. Vamos conscientizar.A reciclável já é fabricada a partir de plásticos anteriores, logo, amiga do meio ambiente. E, no caso dessa briga com sacolas, os supermercados pouco estão preocupados com o meio ambiente e sim com o bolso deles, já que hoje em um supermercado médio o valor de consumo médio de sacolas gira em torno de R$ 20.000,00 o que no final do ano representa R$ 240.000,00. E, em nenhum momento, se escuta falar sobre a redução do valor agregado sobre as mercadorias, pois o custo das sacolas estava embutido no preço. Logo, no final, quem ganha com tudo isso é o supermercado grande. Ganha e ganha bastante. Vamos ficar de olhos aberto.

    ResponderExcluir
  4. Sara, me desculpe, mas seus topicos nao estao 100% corretos. Sacolas Compostaveis sao biodegradaveis mas a reciproca nao eh verdadeira. Plastico compostavel SOMENTE se degrada em 180 dias, se degradado em uma usina de compostagem, com temperatura e humidade controlada, alem de ingestao de oxigenio para a reproducao de microorganismos aerobicos, caso contrario, ha a proliferacao de microorganismos anaerobicos e os mesmo produzem o gas metano, 20x mais poluente que o co2, ou seja, poluem SIM

    ResponderExcluir