terça-feira, 5 de abril de 2011

Sacola compostável

Belo Horizonte é a primeira capital do Brasil a abolir, por lei, o uso de sacolas plásticas, e dar um importante passo no sentido de uma vida mais sustentável.


Ontem a tarde me surpreendi com o mercadinho em frente a minha casa. Eu esqueci minha super sacola retornável e gentilmente, a atendente do caixa me perguntou se queria adicionar a minha compra uma sacolinha por R$0,19 centavos. Claro que aceitei né?! Eu não ia levar minhas comprinhas na mão. Fiquei surpresa e orgulhosa pois a lei que proíbe as sacolas nos estabelecimentos é de BH e eu moro em Contagem região metroplitana. Achei SUPER bacana a iniciativa .

A população de BH tem até 45 dias, contados a partir do dia 1° de março, para se acostumar com a ideia. Foi esse o prazo dado aos comerciantes para substituírem o plástico por embalagens biodegradáveis, feitas de amido de milho, que se transformam em adubo para o solo em no máximo seis meses. Para se ter uma ideia do estrago causado pelas sacolas plásticas, o prazo de degradação delas é de aproximadamente 400 anos.


A lei é originada do projeto 1.332/07, de autoria do vereador Arnaldo Godoy, que afirma que as sacolas e sacos plásticos jogados nos bueiros entopem as redes de esgoto, causam enchentes e dificultam a compactação e decomposição dos detritos nos lixões.

Fonte: Camara Municipal de Belo Horizonte e
cadaris.com.br



Olha a minha super sacola ai. Custou 9,90

Deixo ela a vista pra não esquecer e acabei esquecendo. Tenho outra de tecido que vou deixar sempre na minha bolsa. Como mulher tem esse negócio de trocar de bolsa acho que vou comprar mais algumas de tecido pra deixar uma em cada bolsa. Assim não precisarei pagar 19 centavos por sacolinha.

E você, já tem sua SUPER SACOLA RETORNÁVEL?

5 comentários:

  1. OI, amiga !

    Òtima iniciativa do mercado, né?
    Eu tenho a minha sacola reciclável de lona que ganhei no verão lá na praia e customizei...ela ficou linda!!

    Um beijão cheio de carinho!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,obrigada pela visita, não conhecia seu blog e agora vou ler tudinho, os vidros quais eu falava seriam para as esquadrias, as janelas. Pedi o liso mesmo, aqueles achei muito feios, só valem a pena para lugares que fica impossível privacidade de outra forma,a diferença final era mínima.

    Falando nas sacolinha, eu tenho algumas retornáveis e no momento uso ela para compras menores,quanto a essas compostáveis, não confio muito, eu já li que elas não "desmancham" totalmente e sim que ficam diversos pedacinhos sem decompor.Preciso pesquisar mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sara.
    Tenho algumas sacolas ecológicas, sempre levo as minhas quando vou fazer compras!!!!
    A humanidade precisa conscientizar-se, dos problemas que todo mundo enfrenta,com tanto lixo!!! Uma alternativa fácil de se colocar em prática é o uso de sacolas retornáveis!!!!
    Parabéns ao estabelecimento... com certeza a natureza agradece!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi,Sara! Vim retribuir a visita e já estou fazendo parte do seu cantinho! Muito bom!
    Já passou da hora de voltar o uso do carrinho de feira e dessas sacolas duráveis, o mundo agradece!
    Bjim, vê se aparece mais no meu bloguinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sara!
    Meu nome é Alisson, e eu trabalho no marketing
    da uma empresa de cosméticos aqui em Belo Horizonte.

    Só para sanar a dúvida do post aí de cima, a informação que eu tenho é que a sacola OXI-BIODEGRADÁVEL não é recomendável, pois ela se desmancha em 6 meses, mas deixa vários pedaços que liberam substâncias tóxicas e são facilmente levados pelo vento, mas ela ainda não é proibida.

    A sacola compostável, essa sim é amiga do meio ambiente, pois é feita de amido de milho e todos esses pedaços que sobram depois de 6 meses se dissolvem e viram adubo.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir